ENCONTROS FOLEFEST
Jovens Acordeonistas Portugueses em Concerto
Será um lugar comum afirmar que o acordeão é um instrumento com sólidas raízes em Portugal, mas não deixa de ser surpreendente o aumento do número de praticantes e a crescente visibilidade que o instrumento vem conseguindo nos mais diversos contextos.
A ideia dos ENCONTROS FOLEFEST resume-se, nesta fase inicial, à promoção do contacto e partilha de experiências pelos jovens alunos de acordeão das Academias e Conservatórios de todo o país. Propõe-se às escolas e aos respectivos professores de acordeão que seleccionem um número fixo de acordeonistas, impondo uma limitação de tempo e organizamos em parceria com uma das Escolas um concerto/encontro, com periodicidade anual.
Para o primeiro destes ENCONTROS FOLEFEST sugerimos a sua realização na Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, cabendo a Paulo Jorge Ferreira e Carlos Semedo a organização e produção da actividade.
Procurámos criar uma série de regras que balizem de uma forma clara a actividade. Para este primeiro ano, serão as seguintes:
1. Propõe-se às escolas e aos respectivos professores de acordeão que seleccionem 2 alunos de acordeão, ou 1 aluno e 1 grupo de música de câmara que inclua acordeão, de entre os alunos/grupos que se notabilizaram pela qualidade do trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo 2007/2008. A idade limite é de 12 até final de Julho de 2008.
2. O repertório a apresentar pelos participantes poderá ser de carácter concertante ou ligeiro, mas não de carácter popular.
3. Cada escola poderá apresentar um programa de 10 minutos (tempo máximo).
4. Pede-se que cada escola tenha em consideração o nível dos seus representantes, de modo a que o evento tenha garantido o mais alto padrão artístico.
5. No final do concerto haverá lugar a um almoço/convívio (no pátio interior da Escola de Música do Conservatório Nacional) com todos os participantes, respectivas famílias e professores. Cada participante e família são responsáveis pelo seu almoço.
O Boletim de inscrição estará disponível nas escolas e aqui, no blogue, na barra do lado direito (necessário ter o Adobe Acrobat Reader instalado, pois o formato é PDF).
segunda-feira, maio 05, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário