terça-feira, dezembro 05, 2006

FOLEFEST - 22 a 24 de Fevereiro de 2007


Não é todos os dias que assistimos ao nascimento de um evento no qual o acordeão é o centro das atenções. Daí que a nossa alegria seja motivada não só pelo facto de estarmos a apresentar o Concurso de Acordeão de Castelo Branco pela primeira vez mas, principalmente, pela razão pela qual achamos que é oportuna a criação do mesmo:

É nossa a percepção de que o Acordeão cresceu, nos últimos dez anos, a uma velocidade vertiginosa, tanto no plano quantitativo como qualitativo. Todo o trabalho pacientemente levado a cabo pelos nossos professores, durante anos a fio, começa a dar os seus frutos e Portugal começa a dar-se conta das potencialidades do nosso instrumento.

Pareceu-nos que seria importante tentar dar mais um contributo, juntando-nos a outras actividades que já se realizam em algumas regiões do país. Desenhámos um Concurso de Acordeão de Concerto, com diversas categorias para os solistas e envolvendo também a Música de Câmara, procurando fazer uma oferta alternativa à que já existe. Acreditamos que só com uma rede sólida de eventos em torno do instrumento, poderemos crescer e cimentar as melhorias observadas nos últimos anos. E uma rede sólida implica uma partilha de informação entre os vários agentes e uma enorme abertura relativamente à produção de todos.

É por isso que mais que um Concurso, gostaríamos que este fosse um ponto de encontro, um cruzar de olhares, uma partilha de experiências e um pequeno, pequenino farol que nos ajuda a perceber o caminho que falta percorrer.
Benvindos!

Sem comentários: