quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Falta uma semana!

Benvidos a mais um FOLEFEST!
Um pouco por todo o país, o acordeão de concerto ganha o seu espaço e são cada vez mais as escolas de música que o incluem na sua oferta de formação. A Escola Superior de Artes Aplicadas, com o único curso superior em funcionamento em Portugal e o Conservatório Regional de Castelo Branco têm dado o seu contributo para a sua evolução. Parte dessa contribuição surge sob a forma deste Festival e Concurso de Acordeão.

O principal objectivo do FOLEFEST é tornar-se um ponto de encontro, um motivador de reflexão e um espaço de fruição do instrumento na sua vertente de concerto. Quando convidámos Carlos Matos, artista com um trabalho reconhecido sobretudo na área da fotografia, sabíamos que convocávamos um olhar atento e que poderia enriquecer a nossa percepção do instrumento. A dele é também a perspectiva de quem olha o acordeão de uma forma reflexiva, que o questiona e que o transforma.
A reflexão está presente também num outro espaço que intitulámos “O Fole nas salas de concerto”, um fórum para o qual convidámos recém-licenciados que nos vão ajudar a entender como se processa a entrada no mercado de trabalho e qual o papel que os concertos ocupam na sua vida.
Mas FOLEFEST é uma festa de música e não faltarão oportunidades para ouvir este belíssimo instrumento. De quinta-feira a sábado, cada dia uma visão diferente. O primeiro concerto será protagonizado pelo vencedor da Coupe Mondiale de 2008, Vladislav Pligovka, um bielorrusso que apenas em dois anos venceu três dos principais concursos internacionais: CITTA DI CASTELFIDARDO, KLINGENTAL e a já referida COUPE MONDIALE. Estará em exclusivo na região e é um privilégio poder recebê-lo pela primeira vez em Portugal.
No segundo dia do FOLEFEST teremos uma outra perspectiva do acordeão. Trata-se do ensemble LUSÍADA que confrontará o instrumento de fole com o saxofone e o contrabaixo, tendo como território o fado, o tango ou até mesmo a chanson française.
Finalmente, no sábado, teremos a terceira edição do concurso, com jovens a concorrerem nas diversas categorias, que incluem a música de câmara, e no qual contaremos com um júri constituído por personalidades de reconhecido mérito, ligadas ao acordeão e a outros instrumentos.

À Câmara Municipal de Castelo Branco o nosso muito obrigado por viabilizar a realização de mais um FOLEFEST e um agradecimento a todas as entidades que apoiam, de diversas formas, esta iniciativa.

Para os participantes, os nossos desejos são focalizados num dos pontos essenciais da nossa Visão: o caminho da vitalidade do instrumento é feito em rede, em parceria, tendo como suporte o conhecimento e valorização do que é feito um pouco por todo o país e a nível internacional. O FOLEFEST é a nossa contribuição para cumprir esta Visão.
Desfrutem do fole!

Sem comentários: