domingo, fevereiro 18, 2007

Duo Damian

Dia 23

11h30, Concerto no Cine-Teatro Avenida, para a USALBI
15h, Concerto no Estabelecimento Prisional de Castelo Branco

Pedro Santos é membro do júri do Concurso
Paulo Jorge Ferreira é membro do júri e Coordenador Artístico do FOLEFEST







Pedro Miguel Santos, natural de Almada, iniciou os seus estudos musicais aos 5 anos no Instituto Musical Matono, com o professor Joaquim Raposo, sendo mais tarde aluno do prof. Vitorino Matono, com quem concluiu o Curso Complementar de Acordeão.
Em 1985 obteve o 1º prémio no Troféu Ibérico de Acordeão, na categoria de Concertistas Juniores. Em 1989 foi vencedor do 1º Troféu Nacional de Concertistas de Acordeão na Categoria Sénior. Em 1992 foi convidado pela Orquestra Nacional do Porto, para participar no concerto do tenor Luciano Pavarotti. Colaborou, também, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Solistas de Lisboa e, mais recentemente, como solista na Orquestra de Arcos Sinfonietta de Lisboa. Forma, com Paulo Jorge Ferreira, o Duo Damian que tem actuado por todo o país e no estrangeiro, nomeadamente em Itália e França.
É membro fundador do Quinteto Lusotango.
Colaborou com os grupos Teatro da Cornucópia, O Bando, Novo Grupo, com a cantora Dulce Pontes, com o músico canadiano Bem Charest, com o compositor Eugénio Rodrigues, entre muitos outros.
É professor na Academia de Música José Atalaya (Fafe).

Paulo Jorge Ferreira nasceu em Lisboa, em 1966. Iniciou os estudos musicais aos cinco anos com o professor José António Sousa. O estudo profundo dedicado ao acordeão, com o seu credenciado professor, proporcionou-lhe várias participações em concursos nacionais e internacionais, obtendo honrosas classificações. Concluiu o curso de acordeão no Instituto Musical Matono. Ao longo da sua aprendizagem musical, frequentou seminários dirigidos por alguns dos mais prestigiados acordeonistas contemporâneos.
Tem realizado recitais tanto a nível nacional como internacional, nomeadamente em França, México, Bélgica, Áustria, Itália, Macau, Espanha e Hungria, e concertos de música de câmara, actuando com músicos conceituados como a pianista Maria João Pires e o Maestro António Victorino d’Almeida.
Apresentou-se como músico convidado de orquestras sinfónicas e de câmara, tais como, Orquestra de Pequim, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto, Remix Ensemble, trabalhando com maestros de reconhecida qualidade internacional.
Constitui com Pedro Santos um duo de acordeões (Duo Damian), com Pedro Vasconcelos um duo de acordeão e piano (Ars Duo) e com Carlos Alves um duo de acordeão e clarinete.
Simultâneamente tem desenvolvido também a sua actividade como compositor, escrevendo obras para instrumentos solo, música de câmara e orquestra.
Faz parte do júri, no concurso internacional de acordeão “Coupe Mondiale”.
É professor na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco, no Conservatório Regional de Castelo Branco, no Conservatório D. Dinis em Odivelas e na Escola de Música do Conservatório Nacional.
Foi editado, em 2004, um CD seu a solo.

Sem comentários: