quarta-feira, fevereiro 07, 2007

João Frade Trio a abrir!!!!

João Frade nasceu no dia 11 de Abril de 1983, reside na Branqueira, concelho de Albufeira de onde é natural. Frequentou a escola de música E.T.A.C. a cargo do professor e seu grande amigo Hermenegildo Guerreiro , desde os 8 anos de idade.
Entre os inúmeros concursos que venceu em Portugal , destacam-se :
1º Prémio (classe A) no 2º concurso da Feira popular de Lisboa em 1995.
Em Março de 1997 venceu o concurso nacional do corridinho em Setúbal e em Julho desse mesmo ano foi campeão Ibérico na categoria de varieté, o que o levou a representar Portugal no Troféu Mundial realizado em Andorra.
Posteriormente, ainda em 97, alcançou o 1º prémio do concurso de acordeão do Alto Minho em Viana do Castelo.
Já em 1998 , venceu em Março o concurso de acordeão de Santiago da Guarda, no Pombal, em Agosto foi distinguido com o prémio Terras de Loulé.
Em 1999 ganhou novamente o concurso de acordeão de Santiago da Guarda no Pombal, em Março, vencendo em Abril o concurso da Pedra Mourinha em Portimão. Mais uma vez, alcança o 1º lugar no concurso de corridinhos Inéditos, em Novembro.
Em 2000 é vencedor do concurso de acordeão do Alto Minho, mais uma vez, em Viana do Castelo no mês de Outubro , e é ainda galardoado com o prémio Cegonha símbolo da cidade de Faro.
No ano de 2001, começou por ganhar, em Março, o Festival de Artes Infantil e Juvenil de Albufeira, e em Abril, o VII Troféu Nacional de acordeão em Alcobaça. No ano de 2002 sagra-se Campeão do Mundo, ao vencer o Troféu Mundial de Acordeão realizado em Bélluno (Itália).Poucos dias depois vence o concurso Internacional de Castelfidardo (Itália) e em seguida destaca-se novamente ao obter, o primeiro lugar na Copa do Mundo que teve lugar em Copenhaga (Dinamarca), conseguindo assim uma proeza nunca antes conseguida pois nunca ninguém tinha vencido estes concursos todos no mesmo ano . Obteve ainda o primeiro prémio no concurso de acordeão realizado na cidade francesa de TEIL em novembro de 2002 . Já em 2003 foi galardoado com o primus-inter-pares organizado pela revista algarve-magazine na categoria de personalidade revelação , e já em 2004 foi-lhe atríbuida a medalha !de mérito (grau ouro) , pela câmara municipal de Albufeira , o que significa o elevado reconhecimento pelo trabalho desenvolvido até aqui....
Participou também em vários programas Televisivos , entre os quais "HermanSic" , "Praça da Alegria" , "Domingo é Domingo" , "Portugal no coração" , "chanter la vie" no canal Francês , France2 , só para citar alguns.
Trabalhou com muitos músicos e tocou igualmente com muitos outros por todo o País e estrangeiro em galas , concertos , festivais de jazz e etc... , como por exemplo : Eugénia Lima , Nicolas Massoutié , Aurélian noel , o grande Fadista Fernando Maurício , Jean-louis Noton , Isabel Câmpelo , Edú miranda , Didier Labbé , Flora purim e Airto Moreira , Paulinho lemos , didier labbe , Adiafa , etc... .
Actualmente apresenta o projecto em Trio com o seu amigo guitarrista Tuniko Goulart , e com o multi-instrumentista Giovani Goulart , este projecto em construção junta diversas influências como a MPB , música Portuguesa , world music e o Jazz , e tem alcançado um êxito enorme estando neste momento a ser preparado um Primeiro Cd , para além deste Projecto João Frade tem ainda o projecto em Duo de nome “NOITESODEON” com o seu colega e amigo Ricardo Alves , participa no projecto do cantor Nuno Montalto , no ensemble da cantora de jazz Maria Anadon , e como não podia deixar de ser o projecto a solo.

Sem comentários: