domingo, fevereiro 18, 2007

Gonçalo Pescada

Dia 23
10 horas, Hospital Amato Lusitano
14 horas, Lar da Santa Casa da Misericórdia

Membro do Júri do Concurso

Gonçalo Pescada iniciou os seus estudos musicais no Algarve, que posteriormente prosseguiu no Instituto Musical Matono (Lisboa) com o Professor José António Sousa e na Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco) com o Professor Paulo Jorge Ferreira, onde concluiu a Licenciatura em 2004 recebendo uma distinção de mérito (melhor aluno) pelo seu elevado desempenho escolar.
No ano lectivo 2004/2005 frequentou estudos de Pós-graduação em França (CNIMA), sob a orientação pedagógica de Jacques Mornet. Participou em Cursos de Aperfeiçoamento Instrumental dirigidos por professores de renome internacional como Peter Soave, V. Semyonov, Friedrich Lips e V. Zubitsky.
Realizou, até à presente data, em vários pontos do País, bem como no estrangeiro, diversos recitais de Acordeão a solo e inúmeros concertos nas diversas formações de música de câmara que tem integrado. Apresentou-se como solista com a Orquestra do Algarve e colaborou com os Maestros João Tiago Santos e Osvaldo Ferreira.
Entre outros, obteve o 1º Prémio no Concurso Nacional de Acordeão (Alcobaça, 1995), 3º Prémio no Concurso Revelação Jovens Músicos (Porto, 2004), o 1º Prémio no Concurso Internacional “Citá di Montese” (Itália, 2004) e o 1º Prémio no Concurso de Interpretação do Estoril (2006).
Gravou em 2002 o CD a solo “Intuição”, com um repertório de música clássica, jazz e world music. A crítica aponta-o como «uma das grandes certezas da escola acordeonística nacional» (Diário de Notícias, 14 de Setembro de 2002).

Sem comentários: